INSPEÇÃO DE VEÍCULOS CONVERTIDOS PARA GNV

Segundo a Resolução 292/ 08 do CONTRAN, quem opta por usar o GNV como combustível precisa realizar a inspeção da instalação de todo o sistema.

Na VISTOPAR realizamos os seguintes tipos de inspeção relacionados ao GNV:

INSPEÇÃO INICIAL PARA REGULARIZAÇÃO

Na Inspeção Inicial são verificados os itens de segurança do veículo e o atendimento às normas e regulamentos do sistema para uso do GNV instalado, inclusive emissão de poluentes.

É emitido o Selo do INMETRO, de porte obrigatório e que deve ser renovado anualmente.

Documentos Necessários

  • Documento do veículo – CRLV
  • Documento do condutor – CNH
  • Notas fiscais das peças e serviços emitido por instaladoras credenciadas
  • Atestado da Qualidade
  • Autorização prévia do Detran do município de emplacamento.

INSPEÇÃO ANUAL PERIÓDICA

Todo veículo que possui o Sistema GNV instalado precisa passar anualmente por inspeção. A Inspeção Periódica é similar à Inspeção Inicial e após a verificação da conformidade do veículo com a legislação em vigor, este recebe um novo selo com validade de um ano.

Documentos Necessários

  • Documento do veículo – CRLV
  • Documento do condutor – CNH
  • Selo do GNV

INSPEÇÃO DE RETIRADA

A Inspeção de Retirada de Kit GNV é necessária para conferir a integridade e o funcionamento dos itens de segurança em suas condições originais. Inclui até mesmo ensaios de emissão de poluentes e nível de ruído.

A Inspeção de Retirada pode ser feita para a retirada definitiva do Kit e regularização do veículo a sua condição original.

Os veículos aprovados recebem o Certificado de Inspeção (CI) e o Certificado de Segurança Veicular (CSV). Estes documentos devem ser encaminhados à Autoridade de Trânsito para atualização dos documentos do veículo.

Documentos Necessários

  • Documento do veículo – CRLV
  • Documento do condutor – CNH
  • Nota fiscal de retirada do kit

BENEFÍCIOS

Uma das maiores vantagens para quem opta por usar o Gás Natural Veicular como combustível, com certeza é a economia. No entanto, existem outros pontos favoráveis para a utilização do GNV:

– Menor emissão de gases poluentes, 15% a menos com relação ao etanol e 20% a menos que a gasolina;

– É um combustível “limpo”, sem impurezas e resíduos provenientes da sua combustão;

– Não contém aditivos, não é corrosivo e não produz depósitos de carbonos nas câmaras de combustão;

– A mistura do GNV com o ar é perfeita em qualquer temperatura, o que leva a uma combustão mais completa do que a dos demais combustíveis e contribui para a vida útil do motor;

– O armazenamento do GNV é realizado em cilindros de aço especial e a conversão pode ser realizada de forma que possibilite retornar ao uso do combustível original;

– Pelo fato de ser um combustível mais leve que o ar e com baixa inflamabilidade, o GNV é considerado muito seguro, pois eventuais vazamentos dissipam-se rapidamente, evitando o risco de explosões e incêndios.

ALGUMA DÚVIDA COM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS? ENTRE EM CONTATO CONOSCO.

Por WhatsApp
Por formulário
Como chegar a Vistopar